MTE participa da Expo Favelas 2025 e reforça orientação sobre direitos trabalhistas

Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro (SRTE/RJ), participou da Expo Favelas 2025, realizada nos dias 24 e 25 de outubro na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca (RJ). Promovido pela Central Única das Favelas (CUFA), o evento reuniu pequenos empresários, empreendedores e representantes de diferentes setores produtivos, configurando-se como um espaço de troca de experiências, aprendizado e valorização da economia das favelas.

Durante os dois dias de evento, o estande do MTE ofereceu ao público informações e orientações sobre diversos serviços da pasta, como Seguro-Desemprego, Abono Salarial e Carteira de Trabalho Digital, incluindo o acesso pelo site Gov.br. Os visitantes também puderam esclarecer dúvidas sobre direitos e deveres de trabalhadores e empregadores, além de acessar materiais informativos impressos e digitais por meio de QR Codes.

A fiscalização do trabalho foi representada pelos auditores-fiscais do Trabalho João José do Desterro e Wintia Santoro, que abordaram a legislação aplicada ao trabalho doméstico e destacaram a importância de dar visibilidade a essa categoria historicamente negligenciada. A área de Segurança e Saúde no Trabalho contou com a presença do servidor Paulo César Chaves, enquanto o setor de Seguro-Desemprego foi representado por Luiz Felipe Lobo de Carvalho, que prestou esclarecimentos sobre programas e serviços disponíveis ao cidadão.

Sob a coordenação do superintendente regional do Trabalho, Cláudio Secchin, também participaram da ação o superintendente substituto Bruno Moraes, o assessor do gabinete Ricardo Leite e o chefe da Seção de Fiscalização do Trabalho, auditor-fiscal do Trabalho Augusto Lima.

Para o superintendente Cláudio Secchin, a presença do MTE na Expo Favelas reforça o compromisso da instituição em promover diálogo, orientação preventiva e conscientização sobre a legislação trabalhista. “Participar de espaços como esse é fundamental para aproximar o Ministério dos trabalhadores e empreendedores, fortalecendo o cumprimento dos direitos e estimulando um ambiente favorável à inovação e a novas formas de empreender”, destacou.

Fonte: Governo Federal

Accessibility