Ministro do Trabalho diz que detalhes do salário mínimo serão definidos em reunião com Lula nesta quinta

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, informou nesta quinta-feira (27) que vai se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tratar dos últimos detalhes sobre o salário mínimo deste ano. A medida provisório com o valor e as regras deve sair nos próximos dias.

Lula já disse que o salário mínimo passará dos atuais R$ 1.302 para R$ 1.320.

Marinho e Lula receberão representantes das centrais sindicais do país no Palácio da Alvorada.

“Temos uma reunião daqui a pouco com as centrais, onde a gente deve anunciar na sequência [o salário mínimo]”, disse o ministro.

Marinho afirmou ainda que os detalhes do novo salário mínimo podem sair nesta sexta (28).

Política salarial

No começo de abril, Marinho se reuniu com representantes de ministérios e de centrais sindicais para desenhar a política salarial prometida por Lula desde a campanha em 2022.

Nesse encontro, as pastas receberam dos sindicalistas uma proposta unificada de valorização com a soma de 2,4% mais a reposição da inflação e da variação do Produto Interno Bruno (PIB).

Inicialmente, a previsão era que Lula recebesse um material aprofundado pelas pastas sobre a proposta apresentada após a viagem à China.

Mas, segundo Marinho, os detalhes dos estudos deverão ser discutidos com Lula nesta quinta. Ele não confirmou se a nova política também será anunciada junto da MP do novo mínimo.

Fonte: G1

Accessibility