Covid: Planalto exige vacinação completa de servidores do grupo de risco

O Palácio do Planalto determinou hoje que todos os servidores em grupos de risco para a covid-19 deverão apresentar comprovante de vacinação completa contra a doença.

A medida, que vale para aqueles que desejem ou precisem voltar ao trabalho presencial na Presidência, contudo não inclui o presidente Jair Bolsonaro, que é declaradamente contra a adoção de restrições, incluindo a obrigatoriedade da vacina e o uso de máscara.

São considerados grupo de risco para agravamento da covid-19 idosos acima de 60 anos, gestantes, fumantes, portadores de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica e renais, além de miocardiopatias, doenças cromossômicas e hematológicas.

Ontem, o governo havia publicado orientações para o “retorno gradual e seguro ao trabalho presencial dos servidores e empregados públicos em exercício nos órgãos da Presidência”. Segundo o documento, “todos os servidores e empregados públicos em exercício nos órgãos da Presidência ficam elegíveis para fins de retorno ao trabalho presencial”.

Profissionais que com comorbidades e pais ou responsáveis que possuam a guarda de crianças cujas creches ou escolas ainda não tenham retornado às atividades presenciais deverão submeter à chefia imediata autodeclaração para continuar em home office.

A Câmara dos Deputados, o Senado Federal, o STF (Supremo Tribunal Federal) também têm retomado o trabalho presencial gradativamente.

Matéria Completa: UOL

Accessibility