Empresa me chamou para vaga e depois desistiu; tenho direitos? O que fazer?

E ela foi ‘demitida’ quando chegou para apresentar a carteira e falou para o departamento de Recursos Humanos que esperava um filho. A empresa enrolou, até que disse ‘olha, não tem mais sua vaga'”, afirmou…. – Veja mais em https://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2021/10/06/quais-sao-seus-direitos-se-a-empresa-desiste-de-uma-contratacao.htm?cmpid=copiaecolaPassar por um processo seletivo nem sempre é fácil. E mesmo o “sim” pode se tornar uma enorme dor de cabeça quando a empresa desiste da contratação depois de ter concluído todo o processo.

Um candidato que foi chamado, levou todos os documentos, fez até o exame médico de admissão e acabou não sendo contratado tem direitos?

Advogadas ouvidas pelo UOL dizem que sim, o trabalhador pode pedir reparação na Justiça. Isso vale tanto para os casos em que ele se demitiu de um emprego para essa nova vaga quanto para aqueles em que ele estava desempregado. Fabiany Gontijo, advogada trabalhista da Golaw Advogados, conta que trabalhou em um caso como esse, encerrado no ano passado.

Uma cliente do Rio de Janeiro recebeu o e-mail de uma empresa dizendo que ela havia sido aprovada para trabalhar lá. Fez todo o processo de admissão, mas, na hora de levar a carteira de trabalho, ela foi “demitida”.

“O processo seletivo demorou muito tempo, mais de meses. Nesse período, minha cliente ficou grávida. E ela foi ‘demitida’ quando chegou para apresentar a carteira e falou para o departamento de Recursos Humanos que esperava um filho. A empresa enrolou, até que disse ‘olha, não tem mais sua vaga'”, afirmou.

Matéria Completa: UOL

Accessibility