Um em cada cinco desempregados procura emprego por no mínimo 2 anos, segundo IBGE

Há quase três anos, um em cada cinco desempregados procura vaga por pelo menos dois anos no Brasil. É o que evidenciam os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (Pnad Contínua Trimestral), cujos dados para o primeiro trimestre deste ano foram anunciados nesta quinta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No levantamento, o contingente de desempregados em busca de emprego por período de dois anos ou mais ficou em 2,241 milhões de pessoas, nos primeiros três meses do ano. Esse montante representa 23,8% do total de desempregados no período. Na evolução por trimestres, desde o terceiro trimestre de 2020 a fatia para esse dado não fica inferior a 20% (fatia idêntica registrada no terceiro trimestre de 2020). O ponto mais alto da série, para esse dado, foi no quarto trimestre de 2021. Naquele período, 30,3% do total de desempregados do país estava em busca de emprego há dois anos ou mais.

Ao mesmo tempo, na série histórica da Pnad Contínua trimestral, desde o primeiro trimestre de 2016 que o contingente de pessoas que procura vaga há dois anos ou mais se mantêm superior a dois milhões de desempregados. O ponto mais alto da série para esse contingente foi no terceiro trimestre de 2021, quando 3,889 milhões de desempregados procuravam emprego há pelo menos dois anos.

Matéria completa: Valor Econômico

Accessibility