Governo Tarcísio faz programa para empregar moradores de rua de SP no campo

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) planeja lançar em breve um novo programa para moradores de rua da cidade de São Paulo, em que um dos focos principais seria a mudança das pessoas para o meio rural, para trabalhar em pequenas propriedades agrícolas.

Batizado de Saindo das Ruas, o plano vem sendo estruturado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.

A ideia básica seria firmar convênios com agricultores, pelos quais o governo estadual se comprometeria a adquirir toda a produção para fornecimento de alimentação em equipamentos públicos como escolas, hospitais, presídios e unidades da rede Bom Prato.

Em troca, os agricultores se comprometeriam a empregar um ou mais moradores de rua para trabalhar em suas propriedades.

“Temos hoje no estado 187 mil famílias agricultoras que precisam de mão de obra, e cerca de 50 mil moradores de rua na cidade de São Paulo. É possível combinar as duas necessidades”, diz o secretário-executivo da pasta, Filipe Sabará.

Ele diz ter conversado nos últimos meses com produtores e entidades agrícolas, e que o nível de aceitação à proposta foi alto. “Perguntei se aceitariam que o estado comprasse 100% da produção em troca de empregar um morador de rua. Todos disseram que sim, até mais de um”, afirma.

Do lado dos moradores de rua, diz Sabará, haverá um trabalho de “abordagem qualificada” para convencê-los a mudar-se para o meio rural, que envolveria assistência emocional e socioeconômica.

Matéria completa: Folha de S. Paulo

Accessibility