BC sobe juros pela 5ª vez, a 6,25% ao ano, maior nível em mais de 2 anos

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (22), por unanimidade, subir a taxa básica de juros da economia (Selic) em um ponto percentual, de 5,25% para 6,25% ao ano — o maior patamar desde julho de 2019, quando a Selic estava em 6,5% ao ano.

Na decisão, o BC considerou a necessidade de segurar a alta de preços. O IPCA, a inflação oficial no país, acumula 9,68% em 12 meses, até agosto. Está muito acima da meta do BC, de 3,75%, com uma tolerância de 1,5 ponto percentual para cima e para baixo — ou seja, podendo variar entre 2,25% e 5,25%.

O BC também sinalizou um novo aumento de um ponto percentual na próxima reunião, em 45 dias. Se a previsão se cumprir, os juros saltarão para 7,25% ao ano, maior percentual desde dezembro de 2017 (7,5%).

“A inflação ao consumidor segue elevada. A alta nos preços dos bens industriais (…) ainda não arrefeceu e deve persistir no curto prazo. Adicionalmente, persistem as pressões sobre componentes voláteis como alimentos, combustíveis e, especialmente, energia elétrica, que refletem fatores como câmbio, preços de commodities e condições climáticas desfavoráveis”.

Matéria Completa: UOL

Accessibility