Sindicatos de agricultores pedem fim de protestos na França

Os presidentes da FNSEA e do Jeunes Agriculteurs, 2 dos maiores sindicatos de agricultores da França, pediram pela suspensão de bloqueios nas estradas do país nesta 5ª feira (1º.fev.2024). A decisão foi tomada depois que o governo francês anunciou uma série de medidas para atender às demandas do setor no país.

“Decidimos que, neste momento, em vista de tudo o que foi anunciado, [haja] uma mudança no nosso modo de atuação. Convidamos as nossas redes a suspender os bloqueios e a entrar numa nova forma de mobilização”, disse o presidente do sindicato Jeunes Agriculteurs, Arnaud Gaillot, a jornalistas. Agricultores realizam protestos na França desde 18 de janeiro.

Nesta 5ª feira (1º.fev.2024), o primeiro-ministro da França, Gabriel Attal, apresentou as medidas que o governo planeja tomar. Dentre elas, está o fornecimento de € 150 milhões em assistência social e fiscal “a partir deste ano e no longo prazo”.

O premiê francês também disse que o país adotará uma “cláusula de proteção” para impedir a importação de frutas e vegetais tratados com pesticida tiaclopride. A substância é proibida na França.

Segundo o primeiro-ministro, o país deixará ainda de impor regulamentações mais rigorosas aos agricultores. Também afirmou que o governo planeja incluir em lei o “princípio de soberania alimentar”, aumentar os limites de isenção para heranças agrícolas e fortalecer a lei Egalim para proteger a renda dos agricultores.

“Queremos ser soberanos, soberanos para cultivar. Soberanos para colher. Soberanos para nos alimentar”, disse.

Fonte: Poder 360

Accessibility