Após testes, empresas britânicas vão manter semana com 4 dias de trabalho

Um teste iniciado no Reino Unido aponta que a semana de trabalho com apenas quatro dias apresenta alto grau de satisfação entre funcionários e empresas participantes do experimento. Os resultados divulgados apontam que 92% das companhias vão manter a prática.

Os testes com mais de 60 empresas e 3,3 mil funcionários foram acompanhados pelas universidades de Oxford, Cambridge e uma unidade de Boston.

Os pesquisadores propuseram um esquema conhecido como 100, 80, 100: 100% do salário, 80% da carga horária e 100% da produtividade.

No resultado, foi identificado que os colaboradores conseguiram manter a produção normal e ficaram mais felizes com a nova dinâmica.
Europa faz testes

No início do mês de junho, Portugal colocou em prática um programa similar com 40 empresas e cerca de 1.000 funcionários trabalhando quatro dias por semana.

O correspondente da BandNews FM em Londres, Felipe Kieling, aponta que o debate sobre a redução dos dias de trabalho é um tema que está ganhando força em toda a Europa, já que as empresas estão mais preocupadas com o bem-estar dos trabalhadores e os estudos apontam maior eficiência nas que optam pelo novo calendário de trabalho.

No Brasil, existe a expectativa que algumas companhias iniciem teste parecidos no segundo semestre deste ano.

Fonte: Band News

Accessibility