Mais americanos se desiludem com luta contra racismo no trabalho

Os americanos perdem a confiança nas respostas de seus empregadores à injustiça racial, e alguns estão dispostos a deixar seus postos de trabalho por causa disso.

A confiança nos empregadores para “fazer a coisa certa” em relação ao racismo diminuiu no ano passado, principalmente entre negros e asiáticos, de acordo com novos dados da empresa de comunicação Edelman. E a pessoa com menos credibilidade quando se trata de falar sobre racismo dentro de uma organização é o chefe de diversidade, equidade e inclusão.

“É uma fachada”, disse a CEO da Edelman nos EUA Lisa Osborne Ross, referindo-se à tendência das organizações de instalar uma pessoa negra de nível sênior para chefiar os esforços de equidade, sem considerar suas qualificações ou dar a elas uma “licença para impulsionar mudanças”.

O diretor de diversidade médio dura menos de dois anos no cargo, de acordo com a recrutadora de executivos Russell Reynolds Associates, e 60% daqueles que tinham esses títulos em 2018 saíram – a maioria para outros campos.

“Há uma sensação de que há uma pessoa que pode entrar e salvar a empresa”, disse Deepa Purushothaman, uma autora e cofundadora da nFormation, um grupo de pesquisa e defesa de mulheres de cor. “Não funciona assim.”

O declínio da confiança em questões raciais ocorre mais de dois anos depois que empresas como Walmart e Bank of America viraram notícia ao prometer milhões de dólares de investimentos para abordar as desigualdades raciais após o assassinato de George Floyd.

Essas “declarações grandiosas” alimentaram esperanças de que as empresas poderiam dar grandes passos no combate ao racismo sistêmico, disse Ross, mas “há uma lacuna entre as expectativas e o resultado. Não aconteceu.”

Os defensores da diversidade também sofreram reveses recentemente, como a decisão de um juiz da Califórnia no mês passado de revogar a exigência que os conselhos de administração incluam minorias.

A pandemia levou os trabalhadores de colarinho branco e os chamados trabalhadores da linha de frente a reavaliar suas carreiras, levando a taxas de abandono de emprego a níveis recordes.

O trabalho remoto atraiu muitas minorias sub-representadas, de acordo com pesquisadores, pois pode protegê-los dos insultos verbais e não verbais que eles costumam enfrentar em ambientes de escritório.

Fonte: Yahoo Finanças

Accessibility