Ansiedade no local de trabalho: como lidar com o retorno ao escritório novamente

Com a notícia da reabertura oficial dos escritórios, muitos de nós podem estar experimentando o que alguns especialistas chamam de ansiedade no local de trabalho. De fato, após esse recente período de home office, retornar ao presencial pode ser uma preocupação, seja a ameaça contínua da Covid-19 ou apenas uma reação à mudança na rotina já estabelecida. Você pode estar preocupado em perder a flexibilidade e a liberdade de que desfrutou, e até mesmo aqueles confortos domésticos, como não compartilhar o banheiro com um fluxo constante de pessoas. A boa notícia é que você não está sozinho. Melhor ainda: é possível passar por essa transição de maneira mais fácil. Aqui, os principais especialistas em saúde mental compartilham suas estratégias de enfrentamento.

Hedda Bird, especialista em motivação e engajamento humano e autora de “The Performance Management Playbook”

Escolha se divertir

Jogue contra a tendência de “prefiro estar no meu quarto” e comece a se divertir. Vista sua camisa favorita, presenteie-se com um novo corte de cabelo e marque um almoço com um colega que o faça rir.

Foco na criatividade e colaboração

Afaste-se das reuniões de projeto maçantes a chamadas de vídeo e use seu tempo de escritório para explorar novas ideias com colegas. Melhore suas habilidades de colaboração em workshops com pessoas reais, cubra o espaço da parede com ideias malucas para iniciar um novo pensamento. Os líderes empresariais têm nos dito que querem mais inovação – vamos dar a eles.

Tente fazer o melhor

Todos nós fazemos melhor quando jogamos com nossos pontos fortes, então procure dedicar mais do seu tempo ao que você faz bem. Reorganize seu trabalho, delegue mais, troque tarefas – seus colegas podem adorar as coisas que você odeia. Você será mais feliz, mais produtivo e menos estressado – como não amar?

Richard Reid, psicoterapeuta e CEO da Pinnacle Wellbeing Services

Faça perguntas e compartilhe suas preocupações

Se houver elementos do retorno ao trabalho sobre os quais você esteja confuso ou aspectos que pareçam vagos ou impraticáveis, peça detalhes. Na pior das hipóteses, essas conversas ajudam a remover o medo do desconhecido, que muitas vezes pode ser uma grande causa de estresse em si.

Planeje como voltar ao escritório no seu próprio ritmo

Se for possível voltar ao escritório aos poucos, isso pode ajudar a gerenciar a ansiedade que pode acompanhar uma mudança repentina de ambiente. Identifique quais partes do retorno ao trabalho parecem mais desafiadoras e, se necessário, articule isso claramente para que você possa defender um retorno gradual em vez de abrupto.

Pratique velhas rotinas antes do tempo

Pode ser difícil voltar às velhas rotinas diárias depois de tanto tempo trabalhando em casa. Sentir-se organizado e mais no controle das atividades cotidianas geralmente ajuda a aliviar um pouco do estresse associado ao desconhecido. Pode valer a pena ensaiar os hábitos cotidianos antes do retorno ao escritório, como acertar o despertador matinal ou fazer o caminho para o trabalho. Como resultado, você não está fazendo tudo de uma vez no primeiro dia.

Dr Joan van den Brink, coach executivo, consultor de gestão e autor de The Three Companions

Escute a si mesmo

Sintonize em si mesmo para entender momento a momento o que você está sentindo e por quê. Observe quais sensações está sentindo em seu corpo. Você se sente tenso? O que desencadeia essa sensação? Encontre maneiras de relaxar, como respirar fundo algumas vezes e lembrar de momentos em que você se sentiu melhor. O que você estava fazendo? O que te ajudou a estar no seu melhor? Ao longo do dia, verifique consigo como está se sentindo e por quê.

Seja assertivo em relação às suas necessidades

Por exemplo, você pode estar preocupado que encontrar seus colegas de trabalho aumenta a probabilidade de você contrair Covid-19. É importante reconhecer esse medo e não se culpar por se sentir assim, principalmente se outras pessoas parecerem mais relaxadas com isso. Adote comportamentos que aumentem sua sensação de segurança, mesmo que outros não o façam. Lembre-se de que esse é um direito seu. Seja assertivo se outros violarem seus limites de segurança. Você também pode discutir seus medos com seu gerente para determinar estratégias que podem ser adotadas por toda a equipe.

Incorpore confortos domésticos

Reflita sobre os aspectos de trabalhar em casa que você gostou e aqueles que foram menos benéficos. Encontre maneiras de incorporar os aspectos positivos e minimizar os aspectos negativos do home office ao retornar ao local de trabalho. Você pode ter gostado da flexibilidade de estruturar seu dia para tirar um tempo para se exercitar, jantar com sua família, ler, fazer tarefas e assim por diante. Determine como você poderia construir um pouco disso no local de trabalho. Por exemplo, planeje sua agenda para dar a si mesmo blocos de tempo focados em que você não será perturbado e insira pausas que permitam que você faça atividades não relacionadas ao trabalho. Use o tempo de deslocamento para mudar mentalmente e fisicamente de um ambiente para outro.


George Karseras, psicólogo, especialista em equipe e autor do novo livro “Build Better Teams”

Concentre-se em seus relacionamentos

Desde o nosso primeiro lockdown, houve uma onda de entusiasmo por trás da construção de relacionamentos psicologicamente “seguros” no local de trabalho, um lugar onde podemos falar sem medo de represálias. Aproveite esta onda para dizer aos colegas que você sentiu saudades.

Gerencie suas energias com cuidado

O deslocamento pode ser fisicamente cansativo e conversar e interagir com as pessoas pode esgotar e aumentar os níveis de energia quando não estamos acostumados a isso. Portanto, certifique-se de manter suas reservas de energia física altas dormindo o suficiente, comendo bem e bebendo muita água. Retenha a energia emocional não enchendo sua agenda com reuniões, mas reservando um tempo para ficar sozinho, planejar, organizar e recarregar as baterias.

Defina metas

Defina algumas novas metas para dar uma sensação de frescor ao que pode parecer um passo para trás. Você pode incluir como aproveitar ao máximo seu tempo de deslocamento, novos relacionamentos que gostaria de estabelecer, novas habilidades que gostaria de desenvolver, novas experiências que gostaria de ter ou como manterá o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Anote seus objetivos e algumas ideias sobre como você irá alcançá-los. Compartilhe essas ideias com alguém com quem você gostaria de trabalhar mais de perto e peça conselhos. Pedir ajuda é uma ótima maneira de construir relacionamentos de confiança.

Nic Marks, especialista em felicidade e estatístico, CEO da Friday Pulse™ e criador do Happy Planet Index

Reconstrua seus relacionamentos

Nossos relacionamentos são o que nos mantém em movimento, e não é diferente no local de trabalho. Pense neles como uma “ligação, uma ponte”. O vínculo é o laço que une os companheiros de equipe. Conecte-se com pessoas de diferentes times. O vínculo é a conexão que você tem com líderes, chefes, etc. Precisamos de laços sociais fortes em cada uma dessas categorias para ter sucesso no trabalho.

Alcance o equilíbrio certo

Algumas pessoas podem estar estressadas por voltar ao escritório, enquanto outras estão ansiosas para voltar. Todo mundo tem um nível de conforto diferente, então seja compassivo consigo mesmo e com os outros. Seja honesto consigo mesmo também – se precisar de mais tempo antes de voltar, trabalhe em casa alguns dias por semana antes de fazer a transição completa.

Reflita sobre o que você perdeu (e ganhou)

Tem sido uma longa pandemia e adquirimos alguns novos hábitos ao longo do caminho. Aproveite o tempo para refletir sobre as coisas que você perdeu e gostaria de recuperar, e as coisas que você ganhou e gostaria de continuar. Não podemos fingir que vamos voltar ao que as coisas costumavam ser, mas podemos fazer o melhor para uma melhor experiência de trabalho.

Fonte: Vogue

Accessibility