Produtividade do trabalho desacelera com volta ao ‘velho normal’, dizem pesquisadores da FGV

Após crescer em torno de 12,1% em 2020, a produtividade do trabalho chegou ao terceiro trimestre deste ano apenas 1,8% acima do nível verificado no quarto trimestre de 2019, antes da crise causada pela covid-19, segundo cálculos do Observatório da Produtividade Regis Bonelli, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). De julho a setembro deste ano, a produtividade do trabalho tombou 11,9% ante igual período de 2020, comparado a um salto de 14,9% no terceiro trimestre do ano passado ante igual período de 2019.

A forte desaceleração mostra que o ganho do ano passado foi “atípico” e “temporário”, marcado pela pandemia, disseram pesquisadores do Ibre/FGV, que debateram o tema nesta quinta-feira, 16, em seminário online organizado em parceria com o Estadão. Com a continuidade da “normalização” da economia, o País tende a voltar ao baixo crescimento da produtividade, o que impede um avanço mais acelerado da atividade econômica.

“A normalização da economia aproxima a produtividade do trabalho ao padrão de antes da pandemia. Voltamos ao velho normal de baixo crescimento da produtividade”, afirmou Silvia Matos, coordenadora do Boletim Macro Ibre, após informar, em primeira mão, os cálculos sobre a produtividade para o terceiro trimestre deste ano.

Matéria Completa: Estadão

Accessibility