Trabalho remoto vai acabar? EUA indicam que essa é uma possibilidade

trabalho remoto surgiu como uma alternativa para aquelas empresas que precisaram fechar suas portas durante a pandemia de covid-19. Devido ao êxito dessa modalidade, muitas empresas decidiram mantê-la mesmo após a retomada das atividades presenciais.

Assim, se evidenciava uma forte preferência por essa modalidade de trabalho em virtude das facilidades que ela proporciona, tanto para o empregador, quanto para o funcionário. No entanto, um ano após o mundo retomar as atividades presenciais, o trabalho remoto tem se tornado algo raríssimo.

Percebe-se uma grande tensão das empresas para que seus funcionários trabalhem presencialmente, sob a justificativa de produtividade diante do medo da recessão econômica.

Queda expressiva dessa modalidade empregatícia

O Departamento do Trabalho dos Estados Unidos realiza pesquisas anuais sobre o trabalho, e os levantamentos mais recentes buscam compreender quantos estabelecimentos propiciaram a modalidade remota para os seus funcionários em determinado ano.

De acordo com a pesquisa, no ano de 2021, no auge da pandemia, 12,4% das empresas informaram que seus funcionários raramente ou nunca trabalharam remotamente.

No entanto, a mesma pesquisa realizada no ano de 2022, quando comparada ao ano anterior, apresenta um aumento de 60,1%, isto é, aproximadamente 21 milhões de funcionários raramente ou nunca trabalharam de forma remota em 2022.

O Departamento de Trabalho ainda salienta que o aumento apresentado em 2022 está cada vez mais próximo da porcentagem de estabelecimentos comerciais que não possuíam funcionários trabalhando nessa modalidade em anos anteriores à pandemia.

Quais setores ainda trabalham remotamente? 

Ainda que tenha havido uma grande queda de trabalhadores que produzem a partir dessa modalidade, os setores profissional e empresarial e de informação foram alguns dos que continuaram mantendo-a no ano de 2022.

O setor profissional e empresarial compreende principalmente os escritórios de contabilidade e advocacia. Segundo a pesquisa do Departamento de Trabalho, 49% dos estabelecimentos informaram que seus funcionários mantinham o trabalho remoto parcial ou total.

Quanto ao setor de informação, que inclui empresas de mídia e tecnologia, 67,4% das empresas informaram que seus funcionários mantinham o trabalho remoto.

Fonte: Multiverso Notícia

Accessibility