Companhias já tinham políticas para manter igualdade antes do projeto de lei

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou hojeDia Internacional da Mulher, um projeto de lei para garantir igualdade salarial entre homens e mulheres que ocupam o mesmo cargo. Mas algumas empresas já possuem, há anos, a equidade salarial como política interna.

É o caso da 3M. Daniela Balek de Morais, gerente de remuneração e benefícios da 3M Brasil, explica que a política de remuneração da companhia foi criada há mais de uma década. “Um dos princípios da remuneração na 3M visa assegurar o pagamento justo e equitativo e isso vai além das questões de gênero”, diz. “Esse princípio nos assegura que qualquer pessoa, em qualquer condição, estando em uma determinada posição possui a mesma possibilidade salarial baseada em desempenho.”

Ela explica que os critérios de reajuste anual na 3M são definidos globalmente e aplicados de forma centralizada pela área de recursos humanos. São levados em consideração critérios como aumento do mercado, a posição do funcionário na faixa salarial e a performance dele. “Dessa maneira conseguimos garantir que todos os funcionários recebam reajustes justos baseados nos mesmos critérios e, principalmente, que não haja interferência no processo uma vez que essa governança é centralizada corporativamente”, diz. “Assim é possível garantir que o mecanismo para avançar a remuneração na faixa salarial seja a performance de cada funcionário.”

Na Leroy Merlin, a política de igualdade salarial existe desde 2018, explica Michelle Dapper, diretora de RH da companhia no Brasil. “Não há distinção de gêneros por entender que as pessoas possuem as mesmas condições, por isso o processo de avaliação de desempenho e oportunidades de evolução na carreira são equitativos, de acordo com os valores da organização”, explica. “A nossa política salarial prevê que contratações, promoções e reconhecimentos sejam feitos a partir dos desafios e avaliações de desempenho individuais, buscando evitar que vieses inconscientes influenciem o processo decisório e a tomada decisão sobre as pessoas e suas carreiras. Sendo assim, a avaliação de desempenho é feita à parte do processo de posicionamento salarial, sendo esse definido em relação à comparação de mercado, independente do gênero.”

Matéria completa: Valor Econômico

Accessibility