Empresas britânicas aprovam semana de trabalho de 4 dias após teste

Das 61 empresas que participaram do estudo 4 Day Week Global em parceria com a organização de pesquisa Autonomy, 56 decidiram continuar testando a semana de trabalho de quatro dias aplicada no projeto-piloto, com 18 delas decidindo tornar isso permanente. O estudo realizado no Reino Unido propôs às empresas que adotassem a jornada de trabalho reduzida com seus quase 3 mil empregados por um período de 6 meses, sem qualquer desconto salarial aos funcionários.

Pela análise dos resultados, as receitas das companhias aumentaram 35% em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto a contratação de novos colaboradores cresceu e o número de faltas diminuiu. As organizações participantes avaliaram em 85% de satisfação com a experiência geral da semana de trabalho de 4 dias, com os impactos na produtividade e na estratégia de negócios obtendo 75% de aprovação.

“Os resultados são semelhantes em ambientes de trabalho de tamanhos diferentes, mostrando que ela [a semana de trabalho de 4 dias] é uma inovação que pode funcionar para muitos tipos de organizações”, disse Juliet Schor, pesquisadora-chefe do estudo e professora universitária da Universidade de Boston. A 4 Day Week Global também testa a menor jornada de trabalho em outros lugares do mundo, como na Austrália e na Ásia – cujos resultados devem sair nas próximas semanas – e na África, Europa, América do Norte e no Brasil – com resultados previstos nos próximos meses.  

Melhorias no bem-estar

O relatório do 4 Day Week Global divulgou que o projeto-piloto gerou uma melhora no bem-estar dos trabalhadores, com melhoras significativas na saúde mental e física e nas satisfações em relação ao emprego e à vida. Ter um dia a mais de descanso na semana também significou um aumento no tempo de prática de exercícios físicos, especialmente entre os funcionários de organizações sem fins lucrativos e da indústria de serviços.

Maior impacto positivo nas mulheres

“Embora homens e mulheres tenham se beneficiado de uma semana de quatro dias, as experiências das mulheres foram melhores, de maneira geral”, afirmou Dale Whelehan, CEO da 4 Day Week Global e cientista comportamental. De acordo com os resultados, a semana reduzida de trabalho impactou mais positivamente mulheres em relação à saúde mental, ao burnout, ao tempo no transporte ao emprego e na satisfação com o trabalho.

Além disso, ter mais tempo fora do trabalho gerou uma maior igualdade na distribuição do trabalho doméstico, com mulheres tendo que se preocupar menos com cuidados da casa e dos filhos. “Mais homens parecem estar participando de parcelas maiores de trabalho doméstico e de cuidado com filhos”, disse Whelehan.

Fonte: Forbes

Accessibility