Semana de 4 dias de trabalho foi sucesso, dizem organizadores do piloto global

O veredito é: uma semana de trabalho de quatro dias é boa para os negócios.

Após seis meses, é improvável que a maioria das 33 empresas e 903 trabalhadores que estão testando o cronograma, sem redução salarial, voltem a uma semana de trabalho padrão, segundo os organizadores do programa piloto global.

Nenhuma das 27 empresas participantes que responderam a uma pesquisa da 4 Day Week Global disseram que estavam planejando retornar à sua antiga rotina de cinco dias. Cerca de 97% dos 495 funcionários que responderam disseram que gostariam de continuar com uma semana de quatro dias.

A maioria das empresas que participaram do estudo estava sediada nos Estados Unidos e na Irlanda. Os que responderam à pesquisa avaliaram sua experiência geral em 9 de 10, com base em produtividade e desempenho.
 
Os trabalhadores foram igualmente positivos sobre o teste, relatando níveis mais baixos de estresse, fadiga, insônia e esgotamento, além de melhorias na saúde física e mental.

O julgamento também foi bom para os ganhos da empresa. A receita média cresceu 38% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a pesquisa.

A 4 Day Week Global, uma organização sem fins lucrativos, colaborou com pesquisadores do Boston College, University College Dublin e Cambridge University para o teste. Foi dividido em duas coortes, começando em fevereiro e abril deste ano.

Juliet Schor, professora de sociologia no Boston College e principal pesquisadora do estudo, disse que os funcionários não relataram um aumento na intensidade de seu trabalho.

“Isso sugere que a estratégia de reorganização do trabalho foi bem-sucedida e o desempenho não foi alcançado por [aceleração], o que não é sustentável nem desejável”, disse ela.

“Ganha-ganha”

Jon Leland, diretor de estratégia do Kickstarter, um site de crowdfunding que participa do teste, descreveu o cronograma como um “verdadeiro ganha-ganha”.

“A semana de 4 dias foi transformadora para nossos negócios e nosso pessoal. A equipe está mais focada, mais engajada e mais dedicada, ajudando-nos a atingir nossos objetivos melhor do que antes”, disse ele em comunicado.

Um teste separado de seis meses no Reino Unido, também executado pela 4 Day Week Global, e que incluiu 70 empresas e 3.300 trabalhadores, foi encerrado este mês. Os resultados desse teste – o maior do mundo até hoje – devem ser divulgados em fevereiro.

No início deste ano, os trabalhadores no julgamento do Reino Unido descreveram à CNN Business como o dia extra de folga mudou suas vidas para melhor, dando-lhes mais tempo para fazer recados, fazer hobbies e simplesmente recarregar as energias.

Os apelos para encurtar a semana de trabalho ganharam força nos últimos anos. À medida que milhões de funcionários mudaram para o trabalho remoto durante a pandemia – reduzindo o tempo e os custos onerosos de deslocamento – essas ligações só aumentaram.

Fonte: CNN Brasil

Accessibility