Pausas de 10 min durante o trabalho podem diminuir a fadiga, dizem especialistas

Comer um lanche, passear ou navegar pelas redes sociais: não importa como você os gaste, micropausas de 10 minutos ou menos durante o trabalho podem aumentar o vigor e diminuir a fadiga, de acordo com uma meta-análise publicada na quarta-feira (31) no jornal PLOs One.

Pesquisadores examinaram 22 estudos dos últimos 30 anos e determinaram que intervalos curtos melhoravam o bem-estar do trabalhador, que eles definiram como ter energia para concluir tarefas sem ficar exausto até o final do dia de trabalho, disse a autora do estudo Irina Macsinga, professora associada do departamento de psicologia na West University of Timişoara, na Romênia.

As pausas durante a jornada de trabalho são muitas vezes vistas como preguiçosas ou improdutivas do trabalhador, o que pode fazer com que as pessoas se sintam culpadas por tomá-las, disse Macsinga.

O objetivo de seu relatório era provar que pausas curtas são valiosas para funcionários e organizações.

“Parecia pouco intuitivo ter uma semana inteira e esperar o fim de semana apenas para se sentir melhor, ou ter um dia difícil no escritório e contar as horas até a noite”, disse ela.

O tipo de trabalho importa

Os estudos incluídos na análise identificaram como os intervalos de 10 minutos ou menos impactaram os alunos em um ambiente de laboratório ou os funcionários em um ambiente de trabalho e se originaram dos Estados Unidos, Holanda, China, Áustria, Alemanha, Austrália, Brasil e Japão.

Os microintervalos pareciam afetar apenas positivamente os trabalhadores que executavam certos tipos de tarefas.

Os participantes do estudo envolvidos em trabalhos rotineiros ou criativos se beneficiaram com pausas curtas, de acordo com o relatório.

Tarefas de rotina são atividades feitas com alto nível de automação que não exigem que uma pessoa use toda a sua capacidade cerebral. Isso pode fazer com que a mente vagueie para outro trabalho ou tarefas não relacionadas ao trabalho, aumentando as chances de erro, observou a análise.

Uma pausa pode diminuir o risco de erros e redirecionar a atenção do trabalhador para o trabalho em questão, de acordo com o relatório.

Tarefas criativas exigem que uma pessoa procure informações em seu cérebro relevantes para o que está fazendo enquanto suprime ideias que não estão no tópico, de acordo com a análise.

Pausas curtas permitem que o trabalhador se concentre em uma atividade diferente daquela em que está trabalhando, o que pode aumentar a flexibilidade e melhorar o desempenho criativo, descobriram os autores do estudo.

No entanto, tarefas cognitivamente exigentes, trabalhos que exigem alto nível e quantidade de poder cerebral, não mostraram melhora significativa no desempenho com micropausas, de acordo com a análise.

Os estudos revelaram que, para pessoas nessas situações, uma pequena pausa poderia reabastecer o vigor, mas não reabastecer totalmente os recursos mentais necessários para concluir a tarefa.

Nem todas as pausas são criadas iguais

Atividades de recuperação que não estavam relacionadas ao trabalho mostraram níveis mais altos de melhora emocional em comparação com pausas relacionadas ao trabalho, de acordo com a análise.

Atividades não relacionadas podem incluir exercícios físicos, como caminhar, que os pesquisadores descobriram estar associados à diminuição da fadiga e ao aumento das emoções positivas. Assistir a um pequeno videoclipe foi associado a uma melhor recuperação e desempenho, de acordo com a análise.

Micropausas relacionadas ao trabalho, como verificar e-mails ou ajudar um colega, foram associadas à diminuição da qualidade do sono e do bem-estar, bem como ao aumento do humor negativo, de acordo com o relatório.

O que quer que os trabalhadores decidam fazer no intervalo, deve ser algo que eles gostem, disse Emily Hunter, professora e chefe de departamento da Hankamer School of Business da Baylor University em Waco, Texas. Hunter não estava envolvido no estudo.

Em sua pesquisa, ela descobriu que as pessoas que participavam de atividades que preferiam durante os intervalos estavam associadas a um alto nível de recuperação após o intervalo.

Com que frequência você deve fazer uma micropausa?

A análise não examinou com que frequência as pessoas devem fazer pausas para micropausas, mas Macsinga recomendou que os trabalhadores as façam com a frequência necessária.

“Ao fazer uma pequena pausa quando sentimos necessidade, podemos notar que novas ideias começam a fluir facilmente novamente”, disse ela.

A frequência de pausas necessárias pode depender do tipo de trabalho que uma pessoa faz, disse Hunter.

O trabalho fisicamente exigente terá necessidades de pausa diferentes do trabalho cognitivo, disse ela. Tarefas criativas também podem exigir pausas mais longas do que atividades repetitivas, acrescentou.
Em sua pesquisa, Hunter descobriu que pausas curtas muitas vezes ao longo do dia geralmente eram benéficas.

“Assim como precisamos continuar bebendo água para nos mantermos hidratados, também precisamos fazer pausas curtas e frequentes para manter o foco”, disse ela.

Fonte: CNN Brasil

Accessibility