Covid longa deixa até 4 milhões de pessoas nos EUA sem trabalho, diz estudo

A pandemia continua lançando uma sombra sobre a força de trabalho. A Covid longa, uma combinação de sintomas que surgem meses ou até anos após a recuperação do vírus, está impedindo até 4 milhões de norte-americanos de trabalhar, de acordo com um novo estudo.

O relatório da Brookings Institution, divulgado na última quarta-feira (24), constata que cerca de 16 milhões de norte-americanos em idade ativa (entre 18 e 65 anos) têm Covid há muito tempo.

As pessoas que sofrem de Covid longa enfrentam uma série de sintomas que podem dificultar o trabalho, incluindo nevoeiro cerebral (“brain fog”, em inglês), ansiedade, depressão, fadiga e problemas respiratórios.

A Brookings estima que 2 a 4 milhões de pessoas estão desempregadas devido a Covid longa. O ponto médio dessa faixa – 3 milhões de trabalhadores equivalentes em tempo integral – representa um considerável 1,8% de toda a força de trabalho civil dos EUA, disse o relatório.

As descobertas ocorrem no momento em que muitos setores, incluindo educação, restaurantes e saúde, lutam com sérias faltas de mão de obra que estão contribuindo para a pior inflação em quatro décadas.
A economia tinha 10,7 milhões de empregos não preenchidos em junho. Embora esteja abaixo dos recordes recentes, ainda está bem acima dos níveis pré-Covid de 7 milhões.

O custo econômico da Covid longa é significativo.

Com base no salário médio dos EUA de US$ 1.106 por semana, a Brookings estima que a ausência de 3 milhões de pessoas da força de trabalho por causa da Covid longa se traduz em cerca de US$ 168 bilhões por ano em ganhos perdidos.

No entanto, essa soma não inclui todo o ônus econômico da Covid longa, disse Brookings, um ônus que inclui o custo da menor produtividade das pessoas que trabalham doentes, os custos com saúde e a perda de produtividade dos cuidadores.

“Se os pacientes de longa duração da Covid não começarem a se recuperar a taxas maiores, o fardo econômico continuará aumentando”, escreveram os autores do Brookings.

Eles descobriram que, se a longa população de Covid crescer apenas 10% a cada ano, após 10 anos, o custo anual dos salários perdidos será de meio trilhão de dólares.

“Esses impactos podem piorar com o tempo se os EUA não tomarem as medidas políticas necessárias”, disseram os autores do Brookings.

Eles pedem pelo menos cinco ações governamentais para aliviar o fardo econômico da Covid longa: melhor prevenção e tratamento; licença médica remunerada ampliada; melhores acomodações no local de trabalho; acesso mais amplo ao seguro de invalidez; e melhor coleta de dados.

Fonte: CNN Brasil

Accessibility